CQ Vertical

O Controlo de Qualidade Vertical, avalia objectivamente a instrução dos processos de trabalho de auditoria das empresas/entidades, de acordo com as normas técnicas de contabilidade subjacentes à apresentação das contas bem como à observância das normas e orientações técnicas de auditoria, relacionadas com a adequada sustentação da prova nos processos instruídos.

Os padrões de referência utilizados no controlo vertical, resultam das normas técnicas e directrizes de revisão/auditoria aprovadas ou reconhecidas pela Ordem dos Revisores Oficiais de Contas e, supletivamente, das normas internacionais emitidas por organismos profissionais reconhecidos pela Ordem e das recomendações da União Europeia.

A Oliveira Rego Associados, SROC foi objecto de controlo de qualidade vertical por parte da Ordem dos Revisores Oficiais de Contas em Outubro de 2013. A selecção dos dossiers individuais resultou: (i) da amostra aleatória das entidades de interesse público; e/ou (ii) da escolha realizada pela Comissão de Controlo de Qualidade, atendendo ao risco envolvido face à carteira de clientes da entidade sujeita a controlo.

A revisão das políticas e procedimentos que suportam a qualidade da revisão/auditoria e a natureza das recomendações não se limita à verificação do cumprimento, pelo revisor/auditor, dos requisitos específicos das normas aplicáveis. O controlo incluiu uma avaliação da razoabilidade dos principais julgamentos efectuados pelo revisor/auditor para concluir sobre a opinião formulada na Certificação Legal das Contas / Relatório de Auditoria e ainda uma avaliação sobre a evidência, a adequação e a suficiência da prova de auditoria obtida.